Força na Fraqueza!?

 

FORÇA NA FRAQUEZA!?

 

"Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas inj√ļrias, nas necessidades, nas persegui√ß√Ķes, nas ang√ļstias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco ent√£o sou forte." (2 Cor√≠ntios 12:10)

 

Atr√°s dessas palavras enigm√°ticas encontramos algumas li√ß√Ķes importantes e edificantes. Vamos procurar entender o que Paulo disse e como aplicar esse ensinamento quando enfrentamos dificuldades.

Paulo sofreu de algum espinho na carne

Ele disse: "E, para que me n√£o exaltasse demais pela excel√™ncia das revela√ß√Ķes, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satan√°s para me esbofetear, a fim de que eu n√£o me exalte demais; acerca do qual tr√™s vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim." (2 Cor√≠ntios 12:7-8)

Algumas pessoas gastam muito tempo especulando sobre o espinho na carne. O fato √© que Paulo n√£o revelou o que foi, e ningu√©m hoje sabe. O que importa n√£o √© a natureza do espinho, mas a maneira que Paulo o encarou. Observe estes fatos em 2 Cor√≠ntios 12:7-9. Paulo reconheceu Satan√°s como a fonte do problema. Ele disse que o espinho era "mensageiro de Satan√°s". Por que Satan√°s mandaria um mensageiro a Paulo? Sabemos muito bem que o diabo quer a nossa ru√≠na. Ele quer nos devorar como le√£o que ruge (1 Pedro 5:8). Na vida de Paulo, como na vida de bilh√Ķes de outras pessoas, Satan√°s usou o sofrimento para tentar derrot√°-lo.

Deus usou aquele espinho e recusou tir√°-lo da vida de Paulo. Aqui aprendemos uma coisa importante sobre os males da vida. Deus n√£o causou o sofrimento no mundo, e ele n√£o nos tenta (Tiago 1:13). Muitas vezes, ao inv√©s de tirar os problemas das nossas vidas, ele os utiliza para o nosso bem. Deus amou Paulo, mas ele n√£o o poupou de todo sofrimento. Jamais devemos interpretar problemas como sinais do desprezo de Deus. Ele pode usar calamidades para castigar os √≠mpios, mas, ele tamb√©m permite tribula√ß√Ķes na vida de seus filhos (Hebreus 12:5-11).

Como Deus usou o sofrimento de Paulo

Quando Deus recusou tirar o espinho da vida de Paulo, ele ofereceu esta explicação: "A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza" (2 Coríntios 12:9).

A gra√ßa contradiz o merecer. Se Paulo, no passado, se julgou auto-suficiente, ele n√£o continuou assim (veja Filipenses 3:4-11). Nas tribula√ß√Ķes, ele aprendeu depender da gra√ßa do Senhor.

Quando sentimos que temos tudo sob controle por causa da nossa própria capacidade, facilmente esquecemos de Deus. Nas horas de maior fraqueza, quando sentimos incapazes de resolver os nossos problemas sozinhos, tendemos a voltar para Deus e nos entregar à poderosa mão dele. Nossa inteligência não nos basta. Nossos recursos financeiros não nos bastam.

NOSSOS AMIGOS NÃO CONSEGUEM PREENCHER AS NOSSAS NECESSIDADES

A gra√ßa de Deus nos basta, e o poder dele se manifesta atrav√©s da nossa fraqueza. √Č exatamente isso que Paulo entendeu: "De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo" (2 Cor√≠ntios 12:9).

Como Paulo usou seu próprio sofrimento

As palavras de Paulo em 2 Cor√≠ntios 12:10 s√£o impressionantes, refletindo uma maturidade espiritual que poucos alcan√ßam: "Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas inj√ļrias, nas necessidades, nas persegui√ß√Ķes, nas ang√ļstias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, ent√£o, √© que sou forte."

Ele sentia prazer no sofrimento! Ser√° que n√≥s sentimos a mesma coisa? √Č comum sentir pena de si, ou amargura, ou profunda depress√£o, mas sentir prazer? O coment√°rio de Paulo n√£o trata de alguma pr√°tica louca de autoflagela√ß√£o, mas de sua capacidade de confiar plenamente no Senhor. Ele entendeu que o sofrimento nos oferece oportunidades para aproximar mais de Deus, e Paulo aproveitou tais oportunidades ao m√°ximo.

Da mesma forma que a pessoa que pratica gin√°stica ou muscula√ß√£o pode sentir prazer no esfor√ßo e sofrimento da malha√ß√£o, visando os resultados em termos da sa√ļde f√≠sica, Paulo sentia prazer nas ang√ļstias da vida, tendo em vista os resultados de crescimento espiritual e do galard√£o eterno. Tiago falou a mesma coisa:

"Meus irm√£os, tende por motivo de toda alegria o passardes por v√°rias prova√ß√Ķes, sabendo que a prova√ß√£o da vossa f√©, uma vez confirmada, produz perseveran√ßa. Ora, a perseveran√ßa deve ter a√ß√£o completa, para que sejais perfeitos e √≠ntegros, em nada deficientes" (Tiago 1:2-4).
Paulo explica seu prazer em dois sentidos: "...por amor de Cristo".

Quando Paulo admitiu sua própria incapacidade, ele deixou Cristo tomar conta da vida dele. Como Cristo morreu para nos dar vida, nosso velho homem morre para dar lugar para Jesus viver: "Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim" (Gálatas 2:19-20).

Jesus aceitou a "fraqueza" da sua forma humana para se entregar por n√≥s. √Č somente quando aceitamos a nossa pr√≥pria inadequa√ß√£o que temos condi√ß√Ķes de nos entregar a Cristo. "Porque, quando sou fraco, ent√£o, √© que sou forte". Quando Paulo confiou plenamente em Cristo, se esvaziando do orgulho e da id√©ia de ser aut√īnomo, ele ganhou for√ßa bem maior. Cristo vivendo em Paulo era infinitamente mais forte do que Paulo sozinho.

Como nós usamos o sofrimento?

Considere as palavras que Paulo usa em 2 Coríntios 12:10. Como você reage aos mesmos desafios na sua vida? Paulo enfrentou:
 

Fraquezas. Voc√™ se sente incapaz de enfrentar algumas fraquezas (problemas, tenta√ß√Ķes v√≠cios, etc.)? Essas fraquezas devem servir de convite para permitir Jesus reinar na sua vida. Inj√ļrias. Voc√™ foi maltratado ou ofendido por outros? O diabo quer usar suas inj√ļrias como motivo de √≥dio, vingan√ßa e blasf√™mia. Mas Deus quer que voc√™ fique forte, usando essas inj√ļrias como oportunidade para crescer. Necessidades. Voc√™ enfrenta grandes dificuldades financeiras? N√£o sabe como resolv√™-las? Nada melhor que a fome para tornar o homem dependente de Deus.

Jesus deu este desafio:

"Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal" (Mateus 6:33-34).

Pessoas que nunca conheceram a pobreza t√™m dificuldade em entender esse princ√≠pio. Quando temos geladeiras abastecidas e arm√°rios cheios de alimentos, √© dif√≠cil imaginar a circunst√Ęncia que Jesus descreve. Esse √©, sem d√ļvida, um dos motivos que poucos ricos s√£o convertidos a Cristo (1 Cor√≠ntios 1:26-29; Marcos 10:23-25).
 

Persegui√ß√Ķes. Quando sofremos por causa de Cristo, √© o momento de desistir ou de ficar mais firmes que nunca? Muitas pessoas ego√≠stas justificam sua desist√™ncia porque n√£o querem sofrer.

Mas os discípulos verdadeiros imitam o exemplo dos cristãos hebreus:
"Lembrai-vos, por√©m, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos; ora expostos como em espet√°culo, tanto de opr√≥brio quanto de tribula√ß√Ķes, ora tornando-vos co-participantes com aqueles que desse modo foram tratados. Porque n√£o somente vos compadecestes dos encarcerados, como tamb√©m aceitastes com alegria o esp√≥lio dos vossos bens, tendo ci√™ncia de possuirdes v√≥s mesmos patrim√īnio superior e dur√°vel.... N√≥s, por√©m, n√£o somos dos que retrocedem para a perdi√ß√£o; somos, entretanto, da f√©, para a conserva√ß√£o da alma" (Hebreus 10:32-34,39).

Falando de persegui√ß√Ķes, devemos lembrar que fazem parte da vida do crist√£o. Paulo usou uma palavra bem abrangente para frisar esse fato:

"Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos" (2 Timóteo 3:12).

Nenhum servo do Senhor tem imunidade da perseguição.

Ang√ļstias. A palavra usada aqui vem de uma raiz que descreve lugares estreitos ou apertados. Muitas pessoas sofrem de claustrofobia. Quando se encontram em lugares apertados e fechados sentem-se desesperadas. Espiritualmente, muitos reagem da mesma forma. Quando se v√™ em apuros, como voc√™ reage? Abandona os princ√≠pios de Deus e age de uma forma errada no desespero? A √ļnica sa√≠da √© aceitar o fato que voc√™ √© incapaz de sair do problema sozinho. Temos que reconhecer a necessidade da gra√ßa de Deus, para aceitar o resgate que ele nos oferece.

"N√£o andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, por√©m, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas peti√ß√Ķes, pela ora√ß√£o e pela s√ļplica, com a√ß√Ķes de gra√ßas. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardar√° o vosso cora√ß√£o e a vossa mente em Cristo Jesus" (Filipenses 4:6-7).

Os servos do Senhor sofrem nessa vida. Enfrentamos persegui√ß√Ķes, ang√ļstias, fraquezas, necessidades, etc. Da mesma maneira que Deus recusou tirar o espinho de Paulo, ele pode deixar qualquer um de n√≥s em circunst√Ęncias dif√≠ceis e desagrad√°veis. Quando nos encontramos nessas situa√ß√Ķes, vamos ter a f√© e a coragem que Paulo mostrou para aproveitar a oportunidade e crescer espiritualmente. Quando nos entregamos a Cristo, encontramos a gra√ßa e a for√ßa verdadeira!

 



www.casadosenhor.com.br
Salvar em PDF
Compartilhar

Estudos Bíblicos. Rádio Web Nova Vida - Bíblia Online

Minist√©rio Internacional Casa do Senhor. © 2003-2018 Todos os direitos reservados. ®